Após quase 800 anos, o fenômeno conhecido como Estrela de Natal, está voltando a acontecer. A última vez que esse evento aconteceu, foi em 4 de março de 1226. É bem provável que esse fenômeno tenha acontecido também quando Jesus nasceu, e foi o que orientou os Reis Magos a encontrarem o menino Jesus na manjedoura.
Nesta época de Natal, em meio a tantas festas e comemorações, temos que ter em nossa mente, a lembrança principal que deve ser comemorada, que é o nascimento de Jesus. Sendo o unigênito Filho de Deus, Jesus decidiu vir a este mundo, como homem, para resgatar a comunhão entre a humanidade e o Deus Criador, perdida lá no Jardim do Éden.
Desde seu nascimento, Jesus procura um lugar para repousar, fazer morada e resgatar a humanidade da condenação do pecado da desobediência. Em contrapartida, o homem também busca resgatar essa comunhão perdida. Temos o DNA do Criador e por isso somos atraídos por Ele, para vivermos eternamente em sintonia com a Sua presença e desfrutar de todas as maravilhas que Ele criou.
Quando Jesus estava para nascer, seus pais, José e Maria, não conseguiram encontrar nenhum lugar nas estalagens de Belém e, sem opção, decidiram passar aquela noite junto a uma manjedoura. Se por um lado não havia lugar para Jesus, por outro, os Reis Magos ansiavam por ver Jesus, pois esperavam o nascimento do Messias e O buscavam para adorá-lo (Mt. 2:11).
A Bíblia registra que todos os que quiseram ver Jesus, foram abençoados. O primeiro a ter um encontro com Jesus, foi João, quando ainda estava no ventre de Isabel, sua mãe; quando Maria, mãe de Jesus, foi visitar Isabel, João saltou no ventre de sua mãe e, diz a Bíblia, que Isabel foi cheia do Espírito Santo (Lc. 1:41). Depois, já exercendo seu ministério, João viu a Jesus e O reconheceu como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo. 1:29).
Os pastores de Belém também seguiram a estrela e puderam ver Jesus (Lc. 2:8-18). Quando Maria e José chegaram ao Templo para apresentar a Jesus, Simeão, o sacerdote escalado para o serviço sacerdotal naquele dia, louvou a Deus porque entendeu que aquela criança era o Salvador do mundo (Lc. 2:28-29).
Durante Seu ministério, Jesus recebeu Nicodemos, que foi ter com Ele durante a noite e recebeu a mensagem do Evangelho de Boas Novas (Jo. 3:1-21).
A mulher samaritana também viu a Jesus, recebeu a mensagem de salvação e teve sua vida transformada (Jo. 4:5-30).
A mulher que tinha uma hemorragia por 12 anos, também encontrou Jesus, tocou na orla de Suas vestes e foi curada (Lc. 8:43-48).
Zaqueu subiu em uma árvore para ver Jesus que se convidou para ir à sua casa, e com esse encontro, teve a sua vida completamente transformada (Lc. 19:2-10).
O cego de Jericó também teve sua visão completamente restaurada quando teve a oportunidade de ver Jesus (Lc. 18:35-43).
Uma viúva da cidade de Naim, acompanhava o sepultamento de seu filho, mas foi surpreendida quando encontrou Jesus, que lhe devolveu o filho com vida (Lc. 7:11-15).
Marta e sua irmã Maria, perderam seu irmão Lázaro e tiveram que sepultá-lo, mas, depois de três dias Jesus chegou e ressuscitou a Lázaro, para que, através desse milagre, a glória de Deus se manifestasse (Jo. 11:1-45).
Estes são alguns dos encontros que pessoas tiveram com Jesus durante Seu ministério terreno, mas não podemos esquecer que, mesmo depois de ressurreto, Jesus teve encontros que transformaram totalmente a vida dessas pessoas.
A primeira foi Maria Madalena que, ao ver Jesus ressurreto, foi enviada para anunciar a vitória completa do plano divino de redenção (Jo. 20:11-18).
Jesus também aparece a dois discípulos do caminho de Emaús (Lc. 24:13-31).
Jesus também se apresenta aos 12 discípulos e lhes comunica a vinda do Espírito Santo e em seguida é elevado aos céus e ocultado entre as nuvens (Lc. 24:36-51).
Alguns anos depois, Jesus aparece a Saulo e este foi totalmente transformado em seus propósitos, que de perseguidor dos cristãos, passou a ser um deles, tendo seu nome mudado para Paulo, pelo próprio Jesus (At. 9:1-18).
Desde o Seu nascimento, Jesus procura corações para habitar e liberar boas novas de salvação. Assim, eu te incentivo a ler as passagens bíblicas acima e entender melhor a respeito do amor de Deus expressado através de Seu Filho Jesus Cristo (Jo. 3:16). Faça uma oração convidando Jesus para entrar em seu coração e Ele trará um novo sentido para a sua vida. (Rm. 10:9-10).
Neste Natal, contemple a “Estrela de Natal” e lembre que Jesus que nasceu como homem há mais de 2 mil anos atrás (Is. 9:6), hoje, como Deus Emanuel (Deus conosco) (Mt. 1:23), Ele quer renascer em seu coração, como Deus, Rei e Senhor da sua vida.
Por Sonia Valerio da Costa
Em 20/12/2020