O mundo de toda criança oscila entre o real e o imaginário. Por isso as historias infantis têm sempre, um elemento lúdico, de brincadeira, com personagens fictícios, para ajudar a interagir com o contexto social. Mas nem sempre são só historias lidas ou ouvidas por ela que trazem esses personagens. Muitas vezes para elaborar suas angústias e frustrações, a criança cria em sua mente, um amiguinho imaginário, ou conhecido como amigo oculto, o que, segundo os especialistas, é normal.
“Esses amiguinhos imaginários costumam aparecer por volta dos 3 aos 7 anos, quando a criança precisa representar e aprender por meio de instrumentos e situações concretas; isto porque ainda não desenvolveu habilidades cognitivas para abstrair sentimentos, e compreender fatos do seu cotidiano.” (Dra. Simone Alarcon)
“Muitas crianças criam esses companheiros para não se sentirem tão sozinhas e também porque esse amigo imaginario é perfeito; ele não rouba seus brinquedos, não reclama, não briga e está sempre à disposição para brincar, ou seja, essas coisas que as outras crianças fazem e provocam frustrações.” (Dra. Wanda dos Reis Sampaio)
Nessa situação, segundo essas profissionais, os pais não devem apontar para a criança que o amiguinho não existe, nem mesmo discordar. Também não devem estimular. Devem apenas observar e procurar se aproximar da criança, conversar com ela sobre seus sentimentos, brincar com ela, para que se sinta mais acolhida.
“Os pais deverão se preocupar somente quando a criança, ao brincar com esse amigo imaginário, não der espaço para outras atividades lúdicas, ou caso se isole socialmente.” (Dra. Simone Alarcon)
Se os pais ficarem discretamente atentos, quando seus filhos estiverem brincando com seus amiguinhos imaginários, poderão entender os conflitos que seus filhos estão enfrentando, seja sofrimento, coação, medo, desprezo, discriminação, perseguição e, também, principalmente, onde eles estão ocorrendo; se na escola com os colegas ou professores, e em casa, com os adultos que lhe fazem companhia. Assim poderão identificar qual ambiente está causando estresse para a criança.
Fonte: Revista Em Dia, nº 110, p. 106: “Brincando com o amigo oculto” – Entrevista da Jornalista Adailce Maganha com a Dra. Simone Alarcon Oncalla e Sá (neuropsicóloga e pedagoga), e Dra. Wanda dos Reis Sampaio (Psicóloga, especializada em família).
Saiba quais são os “Direitos da Criança”
“Depois disso, algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que Ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: – Deixem que as crianças venham a mim e não proibam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas”. (Bíblia NTLH, Mc. 10:12-16)
Sonia Valerio da Costa, em 12/10/2010
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