Conta-nos uma história que um aprendiz perguntou ao seu Mestre sobre o porquê devemos ler e decorar a Bíblia, se não conseguimos memorizar tudo o que lemos. Com o passar do tempo, acabamos esquecendo e somos obrigados a constantemente decorar tudo novamente.
O Mestre ficou olhando para a linha do horizonte por algum tempo, e depois pediu ao aprendiz, que descesse até o riacho com um cesto de junco, o enchesse de água e o trouxesse de volta.
O aprendiz achou muito estranha aquela ordem do Mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto escolhido por seu Mestre, desceu a escadaria do Mosteiro, até o riacho; encheu o cesto de água e retornou pela mesma escada. Logo percebeu que a água foi escorrendo pelo caminho, pois o cesto era todo cheio de furos. Quando chegou diante de seu Mestre, já não tinha mais água em seu cesto. Então seu Mestre lhe perguntou se ele havia aprendido alguma lição, ele olhou para o cesto vazio e, rindo, disse que a única coisa que havia constatado, é que cesto de junco não segura água.
O Mestre ordenou-lhe que repetisse o mesmo processo. Quando o aprendiz voltou, novamente o cesto estava vazio. O Mestre perguntou-lhe outra vez se ele havia aprendido mais alguma coisa e novamente ele disse ter confirmado sua constatação de que cesto furado não segura água.
Sem responder mais nada, O Mestre continuou ordenando que aquele jovem repetisse a tarefa, por diversas vezes. Depois de descer e subir diversas vezes por aquela escadaria, novamente o Mestre lhe perguntou se havia aprendido alguma coisa mais.
Então, o aprendiz, olhando para dentro do cesto, percebeu com admiração, que o cesto estava limpo.
Apesar do cesto não poder segurar a água, a constante repetição de encher o cesto, acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.
Assim, o Mestre concluiu e pode ensinar seu discípulo, que não importa que ele não consiga memorizar todas as passagens da Bíblia quando as lê; o que importa, na verdade, é que através das constantes leituras, a sua mente e a sua vida ficam limpos diante de Deus.”
Você já leu a Bíblia hoje? Não deixe de ler a Palavra de Deus! A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus! “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.” (Bíblia Sagrada NTLH, Jo. 1:1-5)
Jesus comparou-se com a “Videira Verdadeira” sendo Deus-Pai, o “Lavrador”; seus discípulos eram as varas. Acrescentou ser necessário que todas as varas que estivessem ligadas a Ele, precisariam ser limpas, para que dessem mais fruto. Em seguida disse aos seus discípulos: “Vocês já estão limpos pela Palavra que lhes tenho falado.”(Bíblia NVI, Jo. 15:3) Nesse texto, Jesus estava comparando a Palavra como a água que limpa o nosso interior para que possamos produzir frutos do Espírito Santo de Deus. (Gl. 5:22-23)
“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra. Eu te busco de todo coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” Bíblia Sagrada NVI, Sl. 119:9-11)
Postado por Sonia Valerio da Costa, em 02/11/2010
Acesse outros artigos e publicações através do Índice Geral