Dia 18 de outubro foi escolhido para comemorar o “Dia dos Médicos”, por ser um dia consagrado pela Igreja Católica, a São Lucas, um dos quatro Evangelistas do Novo Testamento. Pelas Escrituras Sagradas sabemos que Lucas era médico e considerado pelo Apóstolo Paulo, como “médico amado” (Bíblia Sagrada, Cl. 4:14). Assim, todos os países que professam o cristianismo, elegeram São Lucas, como Patrono dos Médicos.
Já Hipócrates (460-377AC) é considerado o “pai da medicina”, pois direcionava seus conhecimentos em saúde no caminho científico, ele rejeitava completamente a superstição e práticas que não podiam ser explicadas cientificamente. O famoso Juramento de Hipócrates foi criado a partir de sua inquestionável conduta ética.
Juramento de Hipócrates
Juramento de Hipócrates (Wikipedia)
O Dis 18 de outubro como “Dia dos Médicos” é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
“Parabens a todos os médicos que, com abnegação e seriedade se dedicam a aliviar, curar e salvar tantos doentes e devolver-lhes a esperança de uma vida mais saudável e feliz.”
Fontes: Internet Basacchi, Mário. Origem das Datas comemorativas. São Paulo, Paulinas, 2000. Gardner, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo, Vida, 2009.
Por Sonia Valerio da Costa, em 18/10/2010
Acesse outros artigos e publicações através do Índice Geral