Um só dia ou uma semana é pouco para conscientizar o povo em geral sobre a importância da árvore e da conservação das matas e florestas. Seria importante dedicar um ano, o “Ano Internacional da Árvore”, pois ela é uma grande aliada para nos proporcionar o equilibrio ecológico e contribuir para um ar respirável e de qualidade.
O homem moderno está pagando caro pelo descaso e pela destruição sem planejamento e sem critério das árvores. A erosão dos terrenos, a desertificação, as mudanças climáticas, a extinção de animais e aves, os ventos incontroláveis, o desbarrancamento das margens dos rios, a poluição do ar são, entre tantos outros, alguns dos prejuízos ocasionados pelas queimadas e pela destruição das árvores.
A primeira data oficial em que se comemorou o dia da árvore, foi em 22 de abril, escolhida pelo governo do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Esse dia era o aniversário de J. Morton, que foi um grande incentivador do plantio de árvores pela população.
O Brasil contrariou o padrão internacional, quando o presidente Castelo Branco definiu, em 1965, que a “Festa Anual da Árvore” seria no dia 24 de fevereiro. Essa data foi escolhida porque era o início da época das chuvas na região Norte.
Hoje em dia, no Norte e Nordeste, a comemoração acontece na última semana de março e também no dia 21 de setembro, como no restante do país. O Dia da Árvore em 21 de setembro foi escolhido porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, que acontece no dia 22 de setembro.
A Árvore
Tal qual acontece com a criança apenas gerada, a árvore recém-brotada é inteiramente independente.
***Quantas árvores são destruídas logo em seu primeiro momento de vida! São como aquelas crianças abortadas que, no lixo, são jogadas!
***Toda árvore é útil e importante mesmo que o homem por curiosidade ou por simples ato de vontade, classifique-a nobre ou insignificante.
***Defendamos a árvore com braço forte, porque do berço até a morte, do assoalho ao telhado de madeira estamos cercados.*** (Alguns versos de uma Poesia do Livro “Origem das Datas Comemorativas” de Mário Basacchi)
A Prece da Árvore
Ser humano,protege-me!
***Junto ao puro ar, da manhã ao crepúsculo. Eu te ofereço: aroma, flores, frutos e sombra!
***Se ainda assim não te bastar, curvo-me e te dou:
***Proteção para teu ouro, Pinho para tua nota, Teto para teu abrigo, Lenha para teu calor, Mesa para teu pão, Leito para teu repouso, Apoio para teus passos, Bálsamo para tua dor, Altar para tua oração.
***E te acompanharei até à morte…
***Rogo-te: “Não me maltrates!” (Poesia de Walter Rossi)
A seguir, 2 frases extraídas de: Frases de Generosidade
“O verdadeiro significado da vida é plantar árvores, sob cujas sombras você não espera sentar.” (Nelson Henderson)
“Alguém está sentado na sombra hoje, porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.” (Warren Buffett)
Compilado por Sonia Valerio da Costa, em 20/09/2010
Acesse outros artigos e publicações através do Índice Geral