Dia 18 de outubro foi escolhido para comemorar o “Dia dos Médicos”, por ser um dia consagrado pela Igreja Católica, a São Lucas, um dos quatro Evangelistas do Novo Testamento. Pelas Escrituras Sagradas sabemos que Lucas era médico e considerado pelo Apóstolo Paulo, como “médico amado” (Bíblia Sagrada, Cl. 4:14). Assim, todos os países que professam o cristianismo, elegeram São Lucas, como Patrono dos Médicos.
Já Hipócrates (460-377AC) é considerado o “pai da medicina”, pois direcionava seus conhecimentos em saúde no caminho científico, ele rejeitava completamente a supertição e práticas que não se podia explicar cientificamente. O famoso Juramento de Hipócrates foi criado a partir de sua inquestionável conduta ética.
Juramento de Hipócrates
” Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”
O Dis 18 de outubro como “Dia dos Médicos” é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
“Parabens a todos os médicos que, com abnegação e seriedade se dedicam a aliviar, curar e salvar tantos doentes e devolver-lhes a esperança de uma vida mais saudável e feliz.”Fontes:InternetBasacchi, Mário. Origem das Datas comemorativas. São Paulo, Paulinas, 2000.Gardner, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo, Vida, 2009.
Postado por: Sonia Valerio da Costa
Em 18/10/2010
Acesse outros artigos e publicações através do Índice Geral