Neste domingo, passei por duas situações de comportamento masculino, que me levaram a refletir sobre a sutil diferença, entre atitudes de cavalheirismo e de “cavaleirismo”.
À tarde, quando cheguei na Igreja, só encontrei vaga para estacionar meu carro, a uns 50 metros de distância. Estava com meus pertences e também com uma sacola onde levava mantimento para ajudar na área social de nossa comunidade cristã.
Fiquei surpresa com a atitude de cavalheirismo por parte de um senhor que, mesmo já tendo uma idade avançada, veio ao meu encontro, manifestando gentileza em levar a sacola de mantimento, alegando que parecia estar pesada.
Durante aquele curto trajeto, meus pensamentos viajaram; lembrei-me de meu pai que também sempre foi prestativo dessa maneira. Ele sempre estava atento às necessidades das pessoas para oferecer a ajuda necessária. Bons tempos em que podíamos contar com o cavalheirismo masculino.
Tenho certeza que Jesus, nessa situação também seria extremamente cavalheiro, pois Ele sempre nos alivia de nossas cargas, de nossas dificuldades, problemas e angústias. Ele é o Bom Samaritano, sempre pronto a nos ajudar.
Já à noite quando retornava para casa, eu estava na incômoda posição de ter que acompanhar um veículo lento, que insistia em transitar em velocidade reduzida, na faixa da esquerda. Dei uma piscada de farol para solicitar passagem; a resposta que obtive da parte dele, foi apenas um gesto obsceno, para demonstrar que ele havia entendido o recado, porém iria continuar na mesma posição. Esse motorista teve uma verdadeira atitude de “cavaleirismo”. Lamentável!!!
Sinceramente eu não gostaria de estar na pele da mulher que o acompanhava!!! Desculpem-me os “cavaleiros”, mas eu prefiro estar ao lado dos “cavalheiros” e creio que Jesus também prefere!
Apesar de já ter perdido meu pai, Jesus tem cuidado de mim como um verdadeiro cavalheiro. Ele tem me amparado de uma forma toda especial, como um verdadeiro pai cuida de seus filhos e supre suas necessidades.
Sonia Valerio da Costa
Em 22/11/2010
Acesse outros artigos e publicações através do Índice Geral