Registros históricos nos levam a crer que o homem sempre buscou desmistificar Deus, tanto para ficar mais próximo dEle, quanto para interagir com Ele com o objetivo de aplacar Sua ira. Assim surgiram diversas ramificações de deuses, conforme a necessidade dos mais variados povos, culturas, línguas e regiões geográficas.
De forma geral e elementar, podemos considerar que, antigamente, no Oriente as divindades eram mais ligadas aos relacionamentos e no Ocidente, eram mais representadas pelos corpos celestes. De qualquer forma, por mais que o homem negue a existência e interferência de Deus nos seus destinos, sempre existe uma ligação do homem com alguma crença espiritual, nem que seja, por mera curiosidade, ler o horóscopo do dia.
Em paralelo a tudo isso, Deus sempre buscou contato espiritual com o homem que criou. Essa busca sempre foi feita com um Amor imensurável, que chamamos de Amor Ágape, pois é um amor tão sublime, tão intenso e ilimitado, que somente Deus tem a capacidade de expressá-lo em toda a sua plenitude.
Foi por esse Seu grande Amor pelo mundo que Ele criou (Jo. 3:16), que Deus simplificou essa comunicação entre Ele e nós humanos, enviando Seu próprio Filho Jesus Cristo para viver entre nós (Jo. 3:17), e nos ensinar essa comunhão com Deus Pai, através da oração do Pai Nosso (Mt. 6:9-13). Jesus Cristo é o caminho direto, reto e certeiro para comungarmos com o Deus Criador. Através de Jesus Cristo, Deus nos fez entendê-lo em Sua essência. Jesus Cristo foi enfático em dizer que “quem me vê a mim, vê o Pai” (Jo. 14:9).
Sejamos sábios em nossas decisões, acatando as orientações do Deus Criador, registrados na Bíblia Sagrada por homens que dedicaram suas vidas para conhecer Deus (Hb. 11) e outros conviveram com o próprio Deus encarnado, Jesus Cristo (At. 2:14-36). Apesar de nossas convicções fundamentadas em nossas tradições, se nos dermos a oportunidade de conhecer a forma como Deus se humanizou para poder resgatar Sua comunhão com o homem que criou, seremos abençoados e poderemos usufruir desse Seu grande Amor derramado entre nós.
Creia na totalidade dos textos bíblicos e não apenas em partes que possam interessar para nossos sentimentos egoístas. Não sejamos como a história dos cegos que para saber como era o elefante, foram apalpando partes do animal (perna, rabo, tromba, etc.), cada um o compreendeu de uma forma. A Bíblia se auto explica, porque foi escrita por inspiração divina, a partir de experiências de homens simples como eu e você.
Jesus te ama e quer uma oportunidade para conversar com você; não tenha medo ou vergonha das pessoas com as quais você convive. Agora mesmo feche seus olhos e convide Ele para entrar em seu coração e ondas de Amor inundarão o seu ser; a alegria e a esperança serão os novos sentimentos que vão nortear a sua vida (Jo. 14:23). Experimente!
Por Sonia Valerio da Costa
Em 12/08/2020
Acesse outros artigos e publicações através do Índice Geral